Hospital da Ordem Terceira Chiado

I.O. Instituto Oftalmológico

Sobre o Instituto Oftalmológico

QUEM SOMOS

O Instituto Oftalmológico (IO) constitui o departamento de oftalmologia do Hospital da Ordem Terceira onde estão concentrados os meios humanos e materiais capazes de disponibilizar a quem nos procura a prestação de cuidados de oftalmologia.

Apoiado por uma vasta equipa de oftalmologistas e técnicos o IO aborda as doenças oftalmológicas de uma forma multidisciplinar, abarcando valências que vão desde a oftalmologia pediátrica, problemas refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia), glaucoma e doenças da retina, passando pela cirurgia mais frequente (estrabismo, catarata e glaucoma) até às mais sofisticadas cirurgias do segmento anterior, como a catarata com Laser Femtosegundo, cirurgia refrativa (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e enxertos de córnea com Laser de Femtosegundo e cirurgias do segmento posterior (descolamentos de retina e vitrectomia).

MISSÃO

O Hospital da Ordem Terceira em geral, e o IO em particular, têm como lema a devoção à causa dos outros, dos que sofrem, dos que estão doentes e dos que necessitam de cuidados e a quem temos obrigação de nos entregar fazendo uso de toda a nossa competência técnico-científica não descorando uma forma de atendimento humanizada e personalizada.

Comprova esta nossa preocupação a certificação de qualidade que foi concedida ao IO pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), desde o ano de 2008 até à presente data, e onde vem referida «a conformidade dos serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua».

INSTALAÇÕES-EQUIPAMENTOS

Ocupando uma vasta área no 4º piso do HOT o IO dispõe de 3 gabinetes de consulta, 1 gabinete de rastreio, 1 gabinete de contactologia, 6 gabinetes de exames, sala de pequena cirurgia e injeções intravítreas e um bloco equipado com Laser Excimer e Laser de Femtosegundo para cirurgia de córnea.

Dispõe ainda de 2-3 salas no bloco central com todas as condições para a realização de cirurgias oftalmológicas (microscópio operatório e aparelhos de facoemulsificação e vitrectomia), para além de uma sala com Laser de Femtosegundo para a cirurgia Laser de catarata.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO

O IO presta serviços nas várias valências da oftalmologia, desde consulta e rastreios, contactologia, estrabologia, inflamação ocular, glaucoma, retina médica e cirúrgica.

Na atividade cirúrgica o IO destaca-se pela relevância que dá à cirurgia refrativa, nomeadamente à correção das ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo) com recurso à técnica de implantação de lente intraocular ou a técnicas de cirurgia com Laser Excimer (Lasik e PRK), e também, à área de transplantes, tendo o Hospital da Ordem Terceira sido um dos primeiros hospitais privados a obter do IPST (Instituto Português de Sangue e Transplantação) a certificação para programa de transplantes de córnea.

O Laser Femtosegundo veio a permitir a realização da cirurgia de Lasik (miopia, hipermermetropia e astigmatismo) sem necessidade de recurso a lâminas, reduzindo a intervenção manual do cirurgião, permitindo obter melhores resultados e um elevadíssimo grau de segurança.

O IO está equipado também com um Laser Femtosegundo para cirurgia de catarata, uma tecnologia Laser de alta precisão com controle computorizado e personalização com imagens em 3D, que vem permitir alcançar melhores resultados nesta cirurgia e uma recuperação mais rápida dos pacientes.

Equipa de Oftalmologistas do Centro de Cirurgia Refrativa do Instituto de Oftalmologia (IO) do HOTC. Da esquerda para a direita, Dr. Carlos Moedas, Dr. Fernando Ferreira-Pinto, Dr. António Cadilha, Dr. João Feijão e Dr. Francisco Loureiro.

Consultas e Exames

CONSULTAS E RASTREIOS

Para além da normal consulta de refração, a todos os doentes que nos procuram fazemos um rastreio exaustivo com o objetivo de despistar patologia oftalmológica.

Damos especial atenção ao rastreio de patologia ocular na infância, ao rastreio do glaucoma, e, ao rastreio de lesões da retina em pacientes diabéticos.

CONTACTOLOGIA

O IO dispõe de uma consulta vocacionada para ensaio e adaptação de todo o tipo de lentes de contacto.

Proporcionamos aos nossos pacientes a formação necessária pra que estes possam ser capazes de utilizar as suas lentes de contacto de forma eficaz e segura.

EXAMES COMPLEMENTARES

  • Estudo da visão binocular (sinoptóforo)
  • Estudo da visão cromática
  • Curva tonométrica de 24 horas
  • Testes de provocação do glaucoma
  • Gosnioscopia
  • Oftalmoscopia direta e indireta
  • Topografia e paquimetria corneana (Orbscan)
  • Aberrometria
  • Ecografia modo A e B
  • UBM
  • Paquimetria ultrassónica
  • Perimetria computorizada
  • Retinografia
  • Tomografia de Coerência Ótica (OCT)
  • Microscopia especular
  • Biometria com cálculo da potência da lente intra-ocular
  • Angiografia fluoresceínica
  • Angiografia com verde de indocianina
Consultas e exames

Tratamentos e Cirurgias

TRATAMENTOS

 Tratamentos de Ortóptica

 Laser Argon

 Laser Yag

   ◦ Iridotomia

   ◦ Capsulotomia

 SLT (Selective Laser Trabeculoplasty)

 Terapêutica fotodinâmica

 Injeção intra-vítrea

 

CIRURGIAS

 Catarata

 Glaucoma

 Refrativa (Miopia/Hipermetropia/Astigmatismo)

    Lasik com Laser Femtosegundo

    Lentes fáquicas

 Queratocone

    Anéis/Segmentos intracorneanos com Laser Femtosegundo

    Crosslinking

 Transplantes de córnea

 Cirurgia de vítreo-retiniana

    Descolamento da retina

    Vitrectomia

A Certificação da Qualidade

Consultas e exames

Qual a importância da certificação da qualidade

A Certificação da Qualidade:
“A Certificação de acordo com a ISO 9001 reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua” in www.apcer.pt.

A Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade das unidades de cuidados de saúde é a garantia de uma assistência com qualidade. Estas foram as razões que determinaram a adesão do Hospital da Ordem Terceira do Chiado – Instituto Oftalmológico, à qualificação segundo a norma NP EN ISO 9001:2008.

No dia 06 de Maio de 2010, o Sr. Comandante Caldeira dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da APCER (Associação Portuguesa de Certificação) esteve no nosso hospital para entregar formalmente o Certificado da Concessão da Certificação do Instituto Oftalmológico ao Administrador do Hospital da Ordem Terceira do Chiado, Sr. António José Gonçalves.

Desta forma queremos continuar a melhorar a qualidade no desempenho da nossa instituição para prestar cada vez melhores serviços a quem nos confia a sua saúde.

POLÍTICA DE QUALIDADE

A Política da Qualidade do Hospital da Ordem Terceira do Chiado reflecte o esforço do desenvolvimento adoptado nos vários Serviços, de tal modo que a sua Missão possa ser plenamente alcançada e assenta nos seguintes aspectos fundamentais:

  • Prestar serviços de saúde de Qualidade e Humanização, através do recurso às melhores práticas e produtos, e em colaboração/parceria com profissionais qualificados, com vista à satisfação dos nossos Pacientes/Clientes.

  • Actuar com empenho na melhoria contínua e eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, envolvendo todos os Colaboradores e Prestadores de Serviços.

  • Promover a satisfação e motivação dos Colaboradores e Parceiros.

  • Cumprir os requisitos legais, normativos e outros requisitos aplicáveis.