Hospital da Ordem Terceira Chiado

O que é o “Pé diabético”?

A diabetes é uma doença metabólica que tem uma elevada prevalência e incidência entre a população adulta. Em Portugal estima-se que a prevalência ronde os 13,6% e a incidência anual seja de 620 novos casos por 100 000 habitantes, todavia se entrarmos em linha de conta com as situações de pré diabetes a taxa de prevalência assume o valor assustador de 41,6%. Quase metade da população portuguesa ou é diabética ou está em risco de o ser.

O pé diabético é a complicação mais frequente da diabetes e tem elevados custos sociais e económicos, para além de ser responsável por uma diminuição da qualidade de vida da pessoa com diabetes e da própria família.

Perguntará, afinal o que é o pé diabético? A resposta é simples. Entende-se por pé diabético a presença de uma ferida no pé ou pés abaixo dos tornozelos numa pessoa com diabetes que tem uma diminuição da sensibilidade e que pode também ter problemas de má circulação sobretudo se o diabético também for fumador.

Muitas vezes esta ferida é consequência de um sapato inadequado ou resultar de um simples corte ao arranjar as unhas dos pés ou de uma botija de água quente.

O pé diabético é o principal responsável das amputações do pé ou da perna nas pessoas com diabetes, estimando-se que a cada 20 segundos em qualquer parte do Mundo é amputada uma perna devido ao pé diabético.

Se é diabético e alguma vez tiver uma ferida no seu pé não fique á espera de “ver se passa”.

Peça ajuda pronta ao seu médico de família ou a um especialista em pé diabético porque o risco de a sua ferida infetar é muito elevado e como a sua sensibilidade está diminuída bem como a sua imunidade o risco de esta infeção se tornar grave é muito elevado obrigando muitas vezes à perda da perna.

Voltar
O que é o “Pé diabético”?
Voltar